Porque deve a hierarquia ficar em segundo plano na gestão de uma empresa?

3 atitudes que se deve ter na gestão de uma empresa.

Já lá vai o tempo em que se pensava que as empresas tinham de ter hierarquias rígidas para se atingir bons resultados. A importância de ter um chefe controlador, que dita as regras de forma inflexível – e que espera que todos as cumpram sem levantar perguntas-, é questionável nos dias de hoje. 

Na verdade, esta figura arrasa a criatividade, a transparência, a motivação e, em certa parte, até a responsabilidade e a produtividade das equipas.

Claro que as empresas têm de se preocupar em cumprir os seus objetivos. No entanto, para isso o fundamental é saber investir em bons profissionais, deixá-los fazer o seu trabalho e, acima de tudo, confiar no seu profissionalismo. 

Qual o sentido de procurar pessoas inovadoras se depois não há espaço para ouvir as suas ideias? Cada pessoa, com as suas características é uma peça fundamental na gestão de uma empresa. Um líder é tão importante quanto os restantes colaboradores. O seu único grande papel de um gestor é orientar, facilitar e inspirar – muito mais importante do que impor regras. 

Na Fyld temos 3 atitudes perante as nossas equipas, que, até agora, se têm provado ser ingredientes cruciais para o nosso sucesso.

Toda a gente se trata por TU.

Esta é uma das coisas que fazemos questão na Fyld. Eliminamos à partida uma barreira invisível na comunicação e abrimos os braços para a empatia, a confiança e o respeito.

Acreditamos que somos todos iguais e, por isso, não sentimos necessidade de alimentar formalismos que, por norma, não criam o espaço ou ambiente certo para as pessoas se sentirem confortáveis ao partilharem as suas opiniões e ideias.

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A igualdade nas equipas faz com que os colaboradores sejam mais unidos.

Fazemos questão de conhecer bem os nossos colaboradores.

Proporcionamos momentos de diversão, descontração e de muito networking em equipa. Criamos um ambiente de confiança e de respeito, onde todos se sentem plenamente confiantes e confortáveis para contribuírem com o melhor que têm para o sucesso da empresa – que é o sucesso de todos nós.

Temos gosto em saber quem são as pessoas que trabalham na empresa – do que gostam de fazer nos seus tempos livres, de quais são as suas paixões, ambições e sonhos. Criamos um ambiente que só se consegue atingir quando se dá espaço às pessoas para se conhecerem umas às outras, para conviverem e trocarem ideias e experiências. 

É assim que garantimos que se sentem todas com vontade para ensinar, para pedir ajuda, para criar laços. Não adianta tentar motivar uma equipa se não se der espaço para que se conheça. O que verdadeiramente motiva as pessoas são os laços e a lealdade que criam umas com as outras.

Acompanhamos as nossas pessoas e mantemos a transparência.

Na Fyld não há barreiras. As portas estão sempre abertas para qualquer pessoa – e qualquer questão que precisem de ver resolvida. A comunicação transparente (e regular) e o acompanhamento próximo com os colaboradores faz toda a diferença.

Acreditamos que o sucesso das pessoas que trabalham na Fyld é o sucesso da Fyld. Afinal de contas, uma empresa é feita de quê? De pessoas. É por isso que é tão importante saber acompanhá-las em qualquer momento da sua carreira – e da sua vida pessoal. Estar atento ao que precisam, e entrar em campo juntos. É assim que temos crescido e alcançado resultados incríveis.

E, dentro da nossa política de transparência, claro que nem tudo corre como desejamos na gestão de uma empresa, mas a verdade é que temos as pessoas certas do nosso lado para ultrapassar qualquer obstáculo ou situações inesperadas. Conhecemos a nossa equipa, e sabemos perfeitamente com o que podemos contar. No final do dia, isso é o mais importante.

Resumindo…

O sucesso que a Fyld tem deve-se às pessoas que todos os dias acordam e escolhem vestir a camisola da empresa. É por isso que é tão importante saber construir e alimentar uma cultura de proximidade, espírito crítico (e construtivo), resiliência, empatia e compromisso.

Para isso acontecer é crucial um gestor conhecer bem as suas pessoas. Conhecer os seus pontos fortes e pontos a melhorar, e ajudá-los a crescer pessoal e profissionalmente.

Sobre o autor

autor

Filipa Sequeira

Uma verdadeira mulher do Norte, que trouxe a sua paixão pelo IT até Lisboa.